NOSSA ESCOLA - Ensino Especializado

www.anossaescola.org.br   e-mail: contato@anossaescola.org.br

Rua Marques de Praia Grande, 115 - cep 03129-110 - Vila Prudente - São Paulo - SP

Tel: (11) 6965-9259   Fax: (11) 6965-8482

"Nossa Missão: Trabalhar pelo respeito, cidadania, direito e melhor qualidade de vida dos portadores de deficiência mental, por meio da educação, qualificação profissional e inclusão social."

TEATRO

 

     

      A NOSSA ESCOLA apresenta um audacioso projeto teatral que produziu seu primeiro espetáculo com a representação de 13 adolescentes na peça infanto-juvenil "O Mágico de Oz".

 

     Ele tem um caráter educativo, lúdico e social. Nele, aqueles que de certo modo sempre estiveram em posição de receber da sociedade, despertando compaixão ou piedade, podem oferecer diversão, reflexão, talento e arte.

 

     Outra característica importante é que se trata de um teatro itinerante, com cenário preparado para possibilitar a exibição em diferentes locais, independentemente de suas estruturas físicas.  

        

     Para auxiliar os educadores a trabalharem o conteúdo da peça com seus alunos, de educação infantil, ensino médio e fundamental, fornecemos um roteiro pedagógico.

 

     Com duração de 45 minutos, o espetáculo possui diversas músicas que caem rapidamente no gosto das crianças. O grupo já fez inúmeras apresentações em ambientes variados, para diferentes públicos, sempre com absoluto sucesso.  

 

assista trecho da peça 

56 kbps 128 Kbps 256 Kbps

   

 Assim, um dos grandes diferenciais do Projeto Basta Coragem é a mudança de paradigma: a pessoa portadora de deficiência tem despertado seu papel social e exerce sua cidadania em um trabalho com valor artístico, cultural e humano. 

 

   A NOSSA ESCOLA toma como base de sua   metodologia estudos que comprovam que na infância quase tudo é imitação, e para tal é preciso a visualização antes de qualquer exteriorização. Para manifestarmos uma idéia, devemos visualizá-la antes. A mente concebe, vê e envia os comandos para a voz e para o corpo exteriorizarem. 

 

     A riqueza do teatro infantil espontâneo não está nas técnicas concebidas pelos adultos. Podemos senti-la no faz-de-conta do mundo infantil, onde a imitação é o brinquedo preferido.

 

     Pelo poder de observação, a criança analisa os fatos destacando os elementos até então desconhecidos (novidades). Isso feito, a criança registra a percepção através da memorização de imagens. 

 

     Mais tarde, ela irá reproduzir tudo o que observou durante a experiência, por meio da imitação, na qual emprega imagens criadas ou interpretadas pela necessidade que toda criança tem de experimentar vivenciando o fato.

 

     Através de aulas práticas, a NOSSA ESCOLA conduz seus alunos a aprender como lidar com o universo de imagens propostas e/ou sugeridas que diariamente invadem sua mente. Os professores que trabalham com o grupo de teatro da NOSSA ESCOLA mantém essa premissa como base, para que o trabalho apresente os resultados esperados.

 

     É desta maneira, aliando informação, respeito e tolerância, que a NOSSA ESCOLA cumpre sua missão, superando a postura assistencialista, promovendo a convivência com o "diferente" e contribuindo efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.  

 

<Topo>   <Principal>